terça-feira, 10 de maio de 2011

Água para elefantes - Sara Gruen

Hoje eu vim falar de um Best Seller, e com toda razão pra ser: Água para elefantes da autora canadense Sara Gruen 


Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Tera. 
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. 
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Crítica: Com toda certeza nunca li um livro tão rápido, o livro tem 336 páginas e eu li em uma semana, Ok que para alguns isso pode até parecer devagar mas pra mim é um record. Eu simplismente não conseguir deixar o livro de lado, a história é viciante, te transporta a um mundo totalmente diferente, escapa de todos os clichês que temos visto ultimamente nos livros de ficção. A história começa com a chegada de um novo circo na cidade, que se instala bem próximo ao asilo onde Jacob reside, e as lembranças daquele tempo voltam como um furacão então o livro passa a intercalar o passado vivido no circo e o presente, onde ele possui em torno de 93 anos de idade, isso me lembrou um pouco Clarice Lispector, e sua característica mais marcante, onde um simples fato te leva a uma viagem instrospectiva, no caso de Jacob, uma viagem aos seus próprios sonhos. E o que me deixou mais impressionado foi o fato da autora ter saído de sua zona de conforto, viajar e colher informações, nos trazer uma obra da ficção com traçõs tão reais, ou seria uma obra real com traços fictícios !? O livro emociona, está longe de ser um conto de fadas, tem seus momentos tristes, encantadores, tem momentos os o leitor para e imagina toda a grandeza do espetáculo e descobre todo o esforço que está por trás da grande tenda.

O livro ganhou uma adaptação para os cinemas, para alegria de todos... OU NÃO, já que o filme aparentemente não será exibido no cinema da minha cidade. O filme é protagonizado por Robert Pattinson e Reese Witherspoon.

Cenas do filme:





Não posso falar muito a respeito do filme, apenas que eu estou LOUUUCO pra assistir, porém sendo baseado numa literatura tão boa tem como ser um filme ruim ?! Pode não ser idêntico ao livro, deixar a desejar, porém isso já é rotina pra todos que leem um livro e depois assistem o filme, nunca é como esperávamos que fosse. Espero que tenham gostado e compartilhem sua opinião nos comentários abaixo.

20 comentários:

  1. Parece que é um filme encantador, delicado e poético. Espero poder vê-lo em breve! Obrigado pela sugestão! Abraços...

    ResponderExcluir
  2. tambem tô ansiosa pra assistir o filme, adorei o elenco e a história que é linda,super interessante! :*

    ResponderExcluir
  3. Esse é um tipo de filme que muito me atrai. Ainda não assisti, mas pretendo fazê-lo. Como você mencionou, baseado em literatura de tamanha qualidade, pouco provável que seja um filme ruim...
    A história é bela e as imagens do filme apresentam um clima excêntrico, meio noir, bucólico; tudo de uma beleza e diferencial ímpares.
    Até!

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ver o filme! Adorei a história e sou mega fã do Robert!

    ResponderExcluir
  5. Interessante o livro. Não acho o Pattinson um bom ator, mas milagres existem. Vou ver se o filme está sendo exibido aqui na região ;)

    []'s

    ResponderExcluir
  6. ola me adicione no orkut vc me segue com seu blog e eu sico vc com o meu

    add orkut

    ladygagaott@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Estava na duvida se veria este filme ou não, acabou minhas duvidas. Irei com certeza

    ResponderExcluir
  8. Eu estou doida para ler o livro e ver o filme p.p

    ResponderExcluir
  9. EU AMO livros de suspense, ou mistério.'
    De fato, se pode ser comparado á maravilhosa Clarisse Lispector, então esse livro deve ser uma obra e tanto. Eu, que amo ler e sempre descobrir novas leituras, vou pesquisar por este.
    Um trabalho de pesquisa bem feito pelo autor deixa o livro muito mais real e interessante.

    ResponderExcluir
  10. e deve ser muuuuuito bom mesmo
    E o filme entao..

    Beijos querido.. Tô seguindo aqui viu :)

    ResponderExcluir
  11. O triste é que eu acho que o filme vai ser meio bem fraco...
    Mas é uma bela história!

    ;D

    ResponderExcluir
  12. Não curti muito o livro, portanto acho que não irei curtir muito o filme.

    Mas opinião de cada um.

    Beijos.

    Misunderstood

    ResponderExcluir
  13. Realmente parece interessante..vlwww
    Tem filmes la no meu..vlwww

    ResponderExcluir
  14. Adoro esses filmes/livros que têm uma mensagem pra passar... Parece ser interessante. Vou ver se acho por aqui :}

    ResponderExcluir
  15. Uma semana? Se fosse eu poderia colocar mais alguns meses hehehehehehe

    O filme tende a ser muito mais um romance de sessão da tarde, mas ainda tenho que ver para opinar.

    ResponderExcluir
  16. Parece ser interessante,
    é esperar pra ver.
    Bom blog ^^

    ResponderExcluir
  17. Ainda não assisti, mas vou procurar para assistir, pois Gostei, parece ser bem suave num estilo poetico. O tipo de filme que quase todo mundo gosta.

    Abraço e sucesso! ;D

    ResponderExcluir
  18. Já vi esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler, para quem gosta do estilo com certeza é um prato cheio.

    abraços

    ResponderExcluir
  19. Parece ser um otimo filme, pelo menos o elenco achei legal, Robert Pattinson e Reese Witherspoon.

    Confesso que nunca ouvi falar da Sara Gruen. =s

    Abraço.

    ResponderExcluir